Biografia   Atuação Parlamentar   Publicações Textos

   Porto Alegre, quinta-feira, 22 de abril de 2021

   
Textos
     

  1961 - “Movimento da Legalidade” derrota o golpe militar
Tratado como irrelevante pela historiografia oficial, o Movimento da Legalidade foi uma das maiores e mais radicais mobilizações cívicas do Rio Grande do Sul e do Brasil.
     

  A nova história e a escola dos Annales
A questão da relação da “Nova” História com a Escola dos Annales dá lugar a diversas controvérsias. No que se refere ao seu caráter de “novidade”, devemos ser mais cautos.
     

  Os 71 Anos da Nakba (Catástrofe) e a Limpeza Étnica Sionista
Há seis mil anos atrás, a Palestina – encruzilhada das civilizações egípcia, babilônica, assíria e hitita, foi fecundada por emigrações semitas, inicialmente de cananeus e depois de arameus e hebreus, além de povos de origem egéia.
     

  A Revolução Chinesa, a construção do socialismo e as reformas econômicas pós-Revolução Cultural
Há 40 anos, o projeto econômico do Partido Comunista vem garantindo à China elevadas taxas de crescimento, retirando mais de 890 milhões de chineses da pobreza.
     

  A ascensão do nazi-fascismo, a política de apaziguamento e o início da 2ª Guerra Mundial
Neste estudo, analisaremos os acontecimentos do pós-guerra: a nova divisão do mundo – consagrada na “paz de salteadores” de Versalhes – a ascensão do nazi-fascismo – com a conivência do ocidente.
 
     

  Concepção materialista e dialética da história
Até o surgimento da concepção materialista e dialética da história, as visões acerca do surgimento, desenvolvimento e transformação das sociedades humanas eram essencialmente idealistas ou materialistas mecanicistas.
 
     

  200 anos do incontornável Karl Marx
Karl Marx – “o filósofo mais importante de toda a história”, segundo votação, em 2005, da maioria dos ouvintes da BBC – nasceu em Trier, na Renânia, sul da Prússia, a 5 de maio de 1818.
     

  1922-1929: Os primeiros passos do Partido Comunista do Brasil
O surgimento do Partido Comunista do Brasil não foi algo artificial, mas refletiu uma necessidade objetiva decorrente da evolução social do país.
     

  A grande guerra da pátria soviética
Os povos de todo o mundo devem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas a derrota do nazi-fascismo e a libertação da humanidade da ditadura hitlerista! o presidente de fato do país.
     

  Vietname - Economia de mercado de orientação socialista
É uma experiência rica de ensinamentos, que precisa ser cotejada com as demais experiências socialistas contemporâneas. Só assim seremos capazes de renovar e desenvolver a teoria do Socialismo Científico.
     

  O Socialismo é o rumo, o fortalecimento da Nação é o caminho!
Intervenção no “Seminário sobre o Socialismo na América Latina: Teorias e Práticas, Desafios e Perspectivas”, Pequim, China, junho de 2016
.
     

  “Ponte para o Futuro” ou pinguela para o inferno?
Enquanto trata Dilma como "carta fora do baralho", a mídia golpista passou a tratar o “Judas Temer” como o presidente de fato do país.
     

  As transformações socialistas na RPD da Coréia
Tive a oportunidade, em julho de 2014, de visitar a República Popular Democrática da Coreia. Realizei mais de 40 atividades, incluindo visitas a centros de atenção à saúde; centros educacionais; etc.
     

  Singularidades da formação econômico-social do RS:
peculiaridades do desenvolvimento do RS, processo de industrialização e formação da burguesia e da classe operária gaúchas.
     

  É possível um mandato parlamentar revolucionário no capitalismo?
Os marxistas têm referido a importância da luta política institucional no processo de acumulação de forças do campo de esquerda.
     
  “Pragmatismo”, veneno insidioso na luta de classes
No final do século XIX surgiu nos Estados Unidos a chamada “filosofia pragmática”, apresentada por seus próprios fundadores como “um novo nome para um velho modo de pensar”.
     
  Lenin e os “compromissos” na luta de classes
O Brasil vive momentos de acirramento da luta de classes, o que faz com que novos contingentes se integrem ao combate, muitas vezes sem uma maior experiência política.
     
  105 anos da “Revolta da Chibata”
Há exatos 100 anos – ecoaram na Baía da Guanabara os tiros dos canhões da poderosa Armada do Brasil, recentemente renovada na Inglaterra com as mais mortíferas belonaves do mundo.
     
  1917: cem anos da primeira experiência socialista
Em2017, completam-se cem anos do início da revolução socialista na Rússia e um século dos mais variados processos de transição socialista, em diferentes países e condições.
     
  Participação nos lucros e no capital: ilusão ou realidade?
Em 1994, Itamar Franco assinou a Medida Provisória 794, regulamentando o art. 7º, inciso XI, da Constituição, que trata da "participação nos lucros".
     
  Quatro falácias da terceirização
Encontra-se no Senado, para ser votado, o PLC 30/2015 – originário do PL 4330 do produtor de bolachas e ex-deputado Sandro Mabel que permite a terceirização do trabalho.
     
  180 anos da proclamação da República Sul-Riograndense
Às vezes, – por compreendermos que o desenvolvimento das sociedades é regido por leis objetivas –, consideramos que a história seguem um curso pré-determinado.
     
  A reforma urbana, e a questão da terra
Milhões de brasileiros expulsos do campo passaram a viver na periferia das grandes cidades, em espaços que restaram da monopolização dos especuladores imobiliários.
     
  A Venezuela bolivariana resiste!
Passaram-se mais de 20 anos desde que Hugo Chávez, eleito, em 1998, e assumiu a Presidência da Venezuela, abrindo caminho para um período de importantes vitórias das forças progressistas e anti-imperialistas no subcontinente sul-americano.
     
  As três formas da luta de classes e a importância da luta teórica
Os marxistas vulgares – partindo da premissa de que os fatores econômicos são determinantes – concluem que a consciência social é mero reflexo da economia.
     
  Bases militares dos EUA e da OTAN: ameaça à Paz!
Antigamente, as metrópoles colonialistas ocupavam países e assumiam a sua administração. Hoje, preferem dominar via subordinação econômica, cultural e militar.
     
  Desenvolver o Marxismo e sua Teoria Revolucionária
O capitalismo vive hoje uma profunda crise estrutural decorrente da implementação das políticas neoliberais. Cada vez mais os ônus dessa crise vem sendo jogado sobre os ombros dos trabalhadores
.
     
  É possível um NPND sem enfrentar o capital rentista e parasitário?
Marx nos mostra que o capital industrial é o único que cria valor, mas que ele necessita que uma parte do capital disponível seja utilizado no processo de circulação.
     
  As greves de 1917 em São Paulo,
Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

A greve geral de 1917, em São Paulo é, sem dúvida, uma expressão do espírito revolucionário e do amadurecimento da classe operária brasileira.
     
  O Visconde de Mauá e o início da industrialização brasileira
A maioria dos historiadores econômicos considera que os primeiros passos da industrialização brasileira só ocorreram entre 1885 e 1895, seguidos da expansão industrial do início do século.
     
  Pacto Federativo, Lei Kandir e Desindustrialização
Em 13 de setembro de 1996, ao arrepio da Constituição da República Federativa do Brasil, foi promulgada a “Lei Kandir” (Lei Complementar nº 87).
     
  O Primeiro de Maio e a luta histórica dos trabalhadores pelos seus direitos
Os direitos trabalhistas não surgiram da bondade dos patrões, dos legisladores ou dos governos. Foram o resultado de grandes lutas dos trabalhadores de todo o mundo.
     
  A atuação do Ministério Público na área ambiental
O Memorial do MP-RS nasceu em 2000 como Projeto Memória. Em 2003, recebeu o nome de Memorial. Uma de suas tarefas foi a coleta de entrevistas para a organização de um banco de história oral.
     
  A difícil efetivação da Função Social da Propriedade
A Função Social da Propriedade, está hoje consagrada na Constituição e na legislação, mas ainda não conquistou cidadania na realidade do país e no mundo jurídico.
     
  As ferrovias como instrumento de desenvolvimento nacional
O Brasil adotou um modelo “rodoviarista”, com um altíssimo custo de manutenção e utilização, causador de um elevado índice de acidentes e danoso ao meio ambiente.