Biografia   Atuação Parlamentar   Publicações Textos

   Porto Alegre, quinta-feira, 22 de outubro de 2020

   
Textos
     

  1961 - “Movimento da Legalidade” derrota o golpe militar
Tratado como irrelevante pela historiografia oficial, o Movimento da Legalidade foi uma das maiores e mais radicais mobilizações cívicas do Rio Grande do Sul e do Brasil.
     

  Os 71 Anos da Nakba (Catástrofe) e a Limpeza Étnica Sionista
Há seis mil anos atrás, a Palestina – encruzilhada das civilizações egípcia, babilônica, assíria e hitita, foi fecundada por emigrações semitas, inicialmente de cananeus e depois de arameus e hebreus, além de povos de origem egéia.
     

  A Revolução Chinesa, a construção do socialismo e as reformas econômicas pós-Revolução Cultural
Há 40 anos, o projeto econômico do Partido Comunista vem garantindo à China elevadas taxas de crescimento, retirando mais de 890 milhões de chineses da pobreza.
     

  A ascensão do nazi-fascismo, a política de apaziguamento e o início da 2ª Guerra Mundial
Neste estudo, analisaremos os acontecimentos do pós-guerra: a nova divisão do mundo – consagrada na “paz de salteadores” de Versalhes – a ascensão do nazi-fascismo – com a conivência do ocidente.
 
     

  Concepção materialista e dialética da história
Até o surgimento da concepção materialista e dialética da história, as visões acerca do surgimento, desenvolvimento e transformação das sociedades humanas eram essencialmente idealistas ou materialistas mecanicistas.
 
     

  200 anos do incontornável Karl Marx
Karl Marx – “o filósofo mais importante de toda a história”, segundo votação, em 2005, da maioria dos ouvintes da BBC – nasceu em Trier, na Renânia, sul da Prússia, a 5 de maio de 1818.
     

  1922-1929: Os primeiros passos do Partido Comunista do Brasil
O surgimento do Partido Comunista do Brasil não foi algo artificial, mas refletiu uma necessidade objetiva decorrente da evolução social do país.
     

  A grande guerra da pátria soviética
Os povos de todo o mundo devem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas a derrota do nazi-fascismo e a libertação da humanidade da ditadura hitlerista! o presidente de fato do país.
     

  Vietname - Economia de mercado de orientação socialista
É uma experiência rica de ensinamentos, que precisa ser cotejada com as demais experiências socialistas contemporâneas. Só assim seremos capazes de renovar e desenvolver a teoria do Socialismo Científico.
     

  O Socialismo é o rumo, o fortalecimento da Nação é o caminho!
Intervenção no “Seminário sobre o Socialismo na América Latina: Teorias e Práticas, Desafios e Perspectivas”, Pequim, China, junho de 2016
.
     

  “Ponte para o Futuro” ou pinguela para o inferno?
Enquanto trata Dilma como "carta fora do baralho", a mídia golpista passou a tratar o “Judas Temer” como o presidente de fato do país.
     

  As transformações socialistas na RPD da Coréia
Tive a oportunidade, em julho de 2014, de visitar a República Popular Democrática da Coreia. Realizei mais de 40 atividades, incluindo visitas a centros de atenção à saúde; centros educacionais; etc.
     

  Singularidades da formação econômico-social do RS:
peculiaridades do desenvolvimento do RS, processo de industrialização e formação da burguesia e da classe operária gaúchas.
     

  É possível um mandato parlamentar revolucionário no capitalismo?
Os marxistas têm referido a importância da luta política institucional no processo de acumulação de forças do campo de esquerda.
     
  “Pragmatismo”, veneno insidioso na luta de classes
No final do século XIX surgiu nos Estados Unidos a chamada “filosofia pragmática”, apresentada por seus próprios fundadores como “um novo nome para um velho modo de pensar”.
     
  Lenin e os “compromissos” na luta de classes
O Brasil vive momentos de acirramento da luta de classes, o que faz com que novos contingentes se integrem ao combate, muitas vezes sem uma maior experiência política.
     
  105 anos da “Revolta da Chibata”
Há exatos 100 anos – ecoaram na Baía da Guanabara os tiros dos canhões da poderosa Armada do Brasil, recentemente renovada na Inglaterra com as mais mortíferas belonaves do mundo.
     
  As ferrovias como instrumento de desenvolvimento nacional
O Brasil adotou um modelo “rodoviarista”, com um altíssimo custo de manutenção e utilização, causador de um elevado índice de acidentes e danoso ao meio ambiente.