Porto Alegre, sexta-feira, 22 de novembro de 2024
   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

2008
Fim do impasse do Trensurb

Após seis anos de inexplicável espera, chegou ao fim o impasse que rondava a ampliação da linha do Trensurb de são Leopoldo a Novo Hamburgo. A linha do metrô transporta cerca de 175 mil pessoas diariamente entre a cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, e Porto Alegre. Sua importância é estratégica na Região Metropolitana, já que desafoga uma das principais entradas da capital gaúcha, a BR-116. Para a conclusão da Linha 1 faltam apenas 9,3 quilômetros e a construção de quatro novas estações, duas em São Leopoldo e duas em Novo Hamburgo.

O que parece um pequeno espaço de chão entre dois municípios vai significar importantes diminuições nos índices de acidentes automobilísticos e a ampliação da mobilidade da população da Grande Porto Alegre. A ampliação da linha também provoca benefícios ao meio ambiente, já que tira milhares de carros das ruas.

O deputado estadual do PCdoB Raul Carrion integra a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa e foi o responsável pelo pedido de audiência, junto à Comissão da AL. O parlamentar acompanha de perto o fim da análise para que o processo não caia novamente no esquecimento burocrático.

O fim do imbróglio só foi possível depois de uma audiência, em Brasília, que reuniu uma verdadeira força-tarefa pluripartidária com senadores, deputados da bancada gaúcha, deputados estaduais, prefeitos e lideranças comunitárias e sindicais da região diretamente beneficiada pelas ansiadas obras de ampliação do metrô. Do encontro com o presidente do TCU, Walton Alencar Rodrigues, saiu a definição de um cronograma de votação e nova análise do processo de licitação da obras, que estava sob suspeita de irregularidades. O empreendimento, que envolve cifras de R$ 700 milhões, beneficiará imediatamente mais de 200 mil usuários. 

O processo seguiu, na última semana, para análise do auditor do TCU Augusto Sherman e pode ser liberado em um prazo de 30 dias. Perto dos seis anos durante os quais ficou trancado nas gavetas do TCU, um mês é um tempo razoável de espera para uma obra que trará tamanhos benefícios para a sociedade gaúcha. Que chegue logo a extensão do trem.

Raul Carrion