|
Carrion defendeu maior preocupação com os problemas das cidades. (Foto Lucas Bernardes)
|
A Secretaria de Habitação e Saneamento do RS e o Conselho Estadual das Cidades realizaram nesta segunda-feira (11), em Porto Alegre, o ato de lançamento da 5ª Conferência Estadual das Cidades. O evento ocorreu no auditório da Caixa Econômica Federal e marcou o começo dos preparativos para a conferência que será realizada entre os dias 14 e 17 de agosto.
Carrion é membro do Conselho Nacional e Estadual das Cidades. Em nível nacional, participa do Comitê Técnico de Habitação do Conselho. Ele também faz parte da coordenação executiva da 5ª Conferência Nacional das Cidades.
A construção da 5ª Conferência começa com 28 plenárias regionais, uma em cada Corede (Conselhos Regionais de Desenvolvimento), para debater a "Elaboração de propostas de diretrizes para a política de habitação de interesse social" com a população. Esta será a terceira etapa na elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social - PEHIS, que será debatido e submetido à aprovação durante a conferência.
Em contrapartida, cada cidade deverá realizar sua plenária municipal entre 1º de março a 1º de junho, para formular propostas de políticas, debater o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e eleger a delegação para a conferência estadual.
As conferências municipais e estadual são etapas integrantes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que este ano terá a temática "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já" e será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília.
O líder do PCdoB na Assembleia gaúcha afirmou, durante o ato, que 85% da população vive nas cidades e que é preciso enfrentar os problemas urbanos, talvez o maior desafio que a população brasileira enfrenta na atualidade. Carrion defendeu a reforma urbana com urgência no País. E lembrou que o trabalho segue em Brasília, em novembro, quando será debatido e construído o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange às políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.
|