Porto Alegre, sábado, 21 de dezembro de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

05/09/2012

Carrion participa de seminário sobre ferrovias em Brasília

O coordenador da Frente a Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio à Ferrosul e Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário, deputado Raul Carrion (PCdoB) participa em Brasília do Seminário V Brasil nos Trilhos 2012 em Brasília.
 

Carrion participa de abertura do seminário / foto valter campanato - abr

Entre as atividades, Carrion compôs o painel O Papel Estratégico das Ferrovias para a Implementação da Intermodalidade no Brasil.

O encontro reuniu ontem e hoje autoridades e especialistas em transporte, principais líderes e representantes dos transportes sobre trilhos. Mais de 500 pessoas participaram da atividade promovida pela ANTF (a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários). Neste ano, o evento teve como tema central “As ferrovias transportam o Brasil para o futuro, com integração e desenvolvimento – 15 anos de concessão. O que fazer até 2030”, dentro do sistema ferroviário de carga e de passageiros.

Modal
O transporte por ferrovias é cada vez mais importante e necessário para que a economia brasileira possa crescer com sustentabilidade, sem o risco de sofrer um apagão logístico. Apesar da pequena extensão da malha ferroviária brasileira de cargas, que possui apenas 28.366 quilômetros, o modal é responsável por quase 25% do transporte das riquezas do País.

Desde a concessão das ferrovias para a iniciativa privada, entre 1996 e 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso, a movimentação de cargas na malha ferroviária cresceu 87,6%, passando de 253,3 milhões de toneladas para 475,1 milhões de toneladas. Mas, para atingir esse desempenho, as ferrovias investiram mais de R$ 28,58 bilhões na recuperação da malha, capacitação profissional, adoção de novas tecnologias e na compra e reforma de locomotivas e vagões.

Programa
O programa anunciado por Dilma, em agosto, prevê um investimento em infraestrutura de R$ 133 bilhões. Somente em ferrovias, o programa prevê verbas de R$ 91 bilhões, sendo 56 bilhões nos próximos 5 anos e R$ 35 bilhões nos 20 anos seguintes. Os investimentos em ferrovias equivalem à construção de cerca de 10 mil quilômetros, duplicando o volume de ferrovias em efetivo funcionamento.

Ministro
“As reformulações do marco regulatório para o transporte ferroviário de carga será feita dentro de um ambiente de absoluta transparência e diálogo com o setor, como já está ocorrendo”, afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, na abertura do IV Brasil nos Trilhos, na última terça-feira. Segundo o ministro, o governo federal não editaria um decreto dessa importância sem a oportunidade de debatê-lo antes com as concessionárias. “O governo é ciente de suas responsabilidades no que diz respeito à observância de contratos, mas é preciso abrir novas alternativas”, disse ele.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Alves Guerra; do secretário substituto do ministério do Meio Ambiente, Wolney Zanardi, representando a ministra Izabella Teixeira; e do deputado Milton Monti, presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, entre outras autoridades, além de empresários, técnicos e líderes de entidades do setor ferroviário.

Competitividade

O presidente da ANTF, Marcello Spinelli, destacou os resultados alcançados pelo setor em 13 anos de atuação das concessionárias, com investimentos privados na ordem de R$ 22 bilhões. Lembrando que antes da privatização das ferrovias de carga, a RFFSA acumulava prejuízos de R$ 1 milhão por dia e deixou para a União um passivo de R$ 13 bilhões, Spinelli observou que as concessionárias já recolheram R$ 12 bilhões aos cofres públicos, em concessão e arrendamento, tributos federais, estaduais e municipais.