Porto Alegre, sábado, 21 de dezembro de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

17/11/2011

Assembleia gaúcha homenageia Dia da Consciência Negra

Deputados defenderam durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa políticas que valorizem os negros.
 

Associação Satélite Prontidão recebeu homenagem

DEm homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene, nesta quarta-feira (16), no Plenário 20 de Setembro. Deputados das bancadas representadas na Casa destacaram na tribuna a importância dos negros na construção da sociedade brasileira e gaúcha, bem como a relevância das políticas públicas para enfrentar os problemas causados a partir do sistema escravista.

O líder do PCdoB na Assembleia, deputado Raul Carrion, prestou homenagem aos heróis negros e lembrou a importância de tornar o 20 de Novembro uma data de real mobilização contra o preconceito.

Logo após a sessão, personalidades e entidades que atuam em favor da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra receberam o Prêmio Zumbi dos Palmares e o Troféu Carlos Santos.

Feriado

Carrion recordou que a partir do trabalho desenvolvido pelo gaúcho Oliveira Silveira, na década de 70, passou-se a valorizar a data marcada pelo assassinato de Zumbi dos Palmares. “Em 1978, o Brasil todo assumiu o 20 de novembro como a data magna dos negros no país. Mais que uma troca de data, significa uma mudança fundamental na consciência sobre a questão”, destacou.

Conforme o deputado, em mais de 380 municípios de 16 estados é feriado neste dia, excluído o Rio Grande do Sul. Ele lamentou a atuação do Tribunal de Justiça, que anulou a decisão de tornar a data feriado na capital do RS, feita pela Câmara de Vereadores em 2003.  Carrion enalteceu a importância do trabalho dos negros no desenvolvimento econômico do país, bem como, dos heróis negros e suas lutas contra o racismo e exclusão social.

Tramita desde 2007, na Assembleia gaúcha, o projeto de lei, de autoria de Carrion, que torna feriado o dia 20 em todo o Estado.

Prêmio Zumbi dos Palmares
A honraria foi instituída pela Assembleia em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion.

 Cultura - A Associação Satélite Prontidão foi a agraciada na área da cultura. A entidade foi criada em 20 de abril de 1902 por famílias da comunidade negra. Concebida como um espaço para abrigar a cultura afrodescendente, incluindo atividades de lazer e entretenimento, mantém forte caráter social e é palco de diversas apresentações musicais que movimentam a noite de Porto Alegre.

 Social – Na área social, o troféu foi concedido à Associação Gaúcha de Doença Falciforme. A instituição, fundada em janeiro de 1999, estimula pesquisas, dá apoio e auxilia quem tem esse tipo de anemia na manutenção da qualidade de vida. Também busca a sistematização da assistência integral e multidisciplinar para as pessoas diagnosticadas junto à rede pública de saúde.

 Política – A atuação do Fórum Nacional da Juventude Negra do RS, que luta pela igualdade e combate a discriminação, foi destacada na área política. O início foi por meio de jovens, que inspirados no poeta e militante Oliveira Silveira, realizaram uma série de mobilizações em 2007, com repercussão nacional. Pelos encontros, nos quais são discutidas políticas públicas, são encaminhadas reivindicações a autoridades regionais, nacionais e internacionais.

 Religiões de matriz africana - A Mãe Carmem Holanda recebeu a distinção pelo trabalho que realiza em defesa das religiões de matriz africana. Educadora em Carazinho, ela desenvolve trabalho comunitário e de assistência social junto a crianças de bairros da periferia.

 Esporte – No segmento do esporte, o agraciado foi Mestre Pelé da Bomba, que pratica capoeira desde 1978. Campeão brasileiro de capoeira em 1994 e vice-campeão brasileiro em 2001, ele realizou trabalhos comunitários em dois bairros de Porto Alegre. Atualmente, dá aulas de boxe, vale-tudo e submissão.

Troféu Carlos Santos
O troféu Carlos Santos foi entregue na sequência e destaca quem trabalha pela valorização da comunidade negra em cinco áreas: saúde, educação, empreendedorismo, políticas direcionadas às mulheres e resistência quilombola. O deputado Carlos Santos foi um dos parlamentares mais atuantes em defesa da comunidade negra no Parlamento gaúcho.

 Saúde - Criada por um grupo de trabalhadores preocupados em resolver problemas relacionados à discriminação, a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Grupo Hospitalar Conceição foi destacada na área de saúde. A equipe atua na promoção e implantação de políticas afirmativas e inclusivas, observando os princípios básicos do SUS e questões específicas de usuários e funcionários da instituição.

 Educação - Na área da educação, o troféu foi entregue para a pedagoga Marilene Leal Paré, por trabalhos sobre autoimagem e autoestima da criança negra. Ela tem especialização em aconselhamento psicopedagógico e mestrado em Educação.

 Empreendedorismo- Pelo empreendedorismo, foi agraciado o servidor público Lauvir José Rodrigues. Tradicionalista, ele participa da administração da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura de Guaíba e idealizou a criação do DTG Berço Farroupilha, fundado em 2003.

 Políticas às mulheres - O delegado de Polícia Civil Cleiton Munhoz De Freitas, que atua em Viamão, recebeu o prêmio na categoria das políticas afirmativas direcionadas às mulheres negras. Ele ministra aulas sobre direitos humanos e cidadania em cursos de capacitação de policiais e integra a Comissão de Direitos Humanos da Polícia Civil.

 Resistência quilombola – Na categoria resistência quilombola, foi contemplado o técnico em agropecuária Antônio Leonel Soares. Bisneto de lanceiro negro que lutou na batalha de Porongos, ele auxilia pequenos produtores na região de Pelotas e desenvolveu projeto de sustentabilidade e segurança alimentar por meio da agricultura familiar em diversos quilombos.