|
Carrion tomou posse no Conselho das Cidades
|
O evento, nesta quarta-feira, foi marcado pela posse dos novos conselheiros para a 4ª gestão do ConCidades, que tem o ministro das Cidades, Mário Negromonte, como presidente.
O parlamentar gaúcho é presidente da Secretaria Especial das Cidades da Unale e conselheiro do Comitê de Habitação do Conselho das Cidades. Luciano Siqueira é conselheiro do Comitê de Mobilidade Urbana do ConCidades.
É a segunda vez que a Unale é representada no ConCidades. Para Carrion, a participação da Unale e das Assembleias Legislativas neste processo é de primordial importância para a integração do Legislativo com o ministério. “Hoje 83% da população brasileira vive nas cidades. Nós discutimos e propomos saídas para os mais diversos problemas deste setor. A participação da Unale é de fundamental importância para estreitar os laços ministeriais com o legislativo estadual”, explicou.
A respeito do da mobilidade urbana nacional, o deputado Luciano Siqueira afirmou que “existem iniciativas do Governo Federal e dos Governos Estaduais para o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, mas ainda não muito bem executadas”. O parlamentar pernambucano disse ainda que o trabalho dos legisladores da Unale será o de garantir que um trabalho sério seja feito em todas as cidades, principalmente naquelas que sediarão a Copa do Mundo de 2014.
O Conselho das Cidades
O ConCidades é um órgão de aconselhamento direto do Ministro das Cidades, que tem como integrantes membros dos segmentos da sociedade: trabalhadores, empresários, movimentos sociais, organizações não governamentais e Poder Público nas três instâncias: municipal, estadual e federal.
Os conselheiros do ConCidades participam ativamente das políticas implementadas pelo Ministério, promovendo debates e discussões, publicando resoluções recomendativas, bem como incluindo a visão social na prática diária do Poder Executivo Federal.
Ocupação Resistência e Luta
O parlamentar gaúcho aproveitou a posse para entregar ao ministro Negromonte, documento solicitando auxílio do governo federal para evitar o despejo de 77 famílias da Comunidade Resistência e Luta, que residem em uma área particular e provisória, em condições insalubres, desde 2007, em Campo Bom.
A Justiça local concedeu prazo de 180 dias para que as famílias encontrassem alternativa ao terreno que hoje ocupam, prazo que finda no final deste ano. Carrion é presidente da Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária.
|