|
Edição 2010 do Prêmio Lila Ripoll recebe inscrições até dia 31 de maio
|
O concurso de poesias foi instituído em 2004 pela então deputada Jussara Cony e em 2007 retomado pelo deputado estadual Raul Carrion, ambos do PCdoB. Criado para homenagear o centenário de nascimento da poetisa gaúcha e comunista, o prêmio objetiva divulgar o trabalho de novos talentos literários..
Lila Ripoll
Lila Ripoll foi poeta, professora, jornalista e pianista. Gaúcha de Quaraí, nasceu em 12 de agosto de 1905. Colaborou no Correio do Povo, na Revista Universitária, em A Tribuna Gaúcha e editou a Revista Horizonte (1951). No Rio de Janeiro, junto com Graciliano Ramos e outros escritores, coeditou "Partidários da Paz" e colaborou com a revista A Leitura. A poesia de Lila vincula-se à segunda geração modernista e é marcada pelo engajamento político.
Candidata a deputada pelo Partido Comunista em 1950, foi vítima de reação que impediu sua eleição para a Assembléia Legislativa. Retornou para a militância sindical, escrevendo, lendo seus poemas e dirigindo o Departamento Cultural do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Atuou também no Centro dos Professores e no Grupo de Arte, fundado por ela para a promoção de espetáculos teatrais. Com o golpe de 1964, foi presa e mais tarde libertada por motivo de doença.
A poeta morreu em fevereiro de 1967, deixando em sua obra dois livros onde materializou seu protesto contra as desigualdades sociais: "Novos Poemas" (1951), com o qual conquistou o Prêmio Pablo Neruda da Paz", e "Primeiro de Maio"(1954).
Mais informações: (51)3210-2164
|