Porto Alegre, sábado, 21 de dezembro de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

12/11/2009
Deputado Raul Carrion comemora 40 anos de militância no PCdoB
O  deputado estadual Raul Carrion (PCdoB)comemora no próximo sábado(14), a partir das 20h30, no CTG 35(Av.Ipiranga,5300, Porto Alegre) seus 40 anos de militância no Partido Comunista do Brasil e 47 de atuação política. Sua história de vida funde-se com a história de lutas sociais, a qual Carrion sempre foi engajado ao longo de seus 64 anos de idade.

História de lutas
 
Carrion iniciou a sua militância política aos 17 anos, no movimento estudantil secundarista, atuando na Ação Popular . Quando ocorreu o golpe militar de 1964, havia acabado de ingressar na UFRGS, onde logo se destacou como liderança universitária no combate à ditadura. Em 1965, passou a compor a Direção Estadual da AP e a representar o Rio Grande do Sul nas reuniões de sua Direção Nacional, onde conviveu com Aldo Arantes, Haroldo Lima, José Herbert de Souza (“Betinho”), Duarte Pereira, Paulo Whrigth e outros dirigentes nacionais da Ação Popular.
 
Vinculou-se ao sindicalismo metalúrgico e calçadista de Porto Alegre, participando ativamente das lutas da oposição metalúrgica e ajudando na conquista do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado de Porto Alegre. Para dedicar-se integralmente à organização da AP no Rio Grande do Sul, suspendeu, no ano de 1967, seus estudos de engenharia. Em fins de 1969, junto com diversas lideranças sindicais da Região Metropolitana de Porto Alegre, ingressou no Partido Comunista do Brasil.
 
No dia 28 de maio de 1971, foi preso e levado para o DOPS.  Acusado de ser o secretário de organização do PCdoB no Rio Grande do Sul, foi submetido às mais bárbaras torturas. Como nada revelou, foi enviado para a OBAN (Operação Bandeirantes), em São Paulo, principal centro clandestino de torturas do país. Libertado pela Justiça Militar por falta de provas, mas vigiado e ameaçado pelos órgãos de repressão, optou pelo exílio. 
 
Retorno
 

Com a anistia, retornou para Porto Alegre, em fins de 1979. Reintegrado ao trabalho partidário, foi eleito Secretário Político do PCdoB de Porto Alegre. Na Conferência Estadual de 1981, também foi eleito para o Comitê Estadual e para o seu Secretariado. Membro do Secretariado Estadual do PCdoB, participou ativamente de todas as lutas sindicais, sociais e políticas do período.
 
Nas eleições de 2000, foi candidato a vereador em Porto Alegre, pelo PCdoB, elegendo-se com a 8ª maior votação da cidade. Assumiu, então, a presidência do PCdoB em Porto Alegre. Em 2002, foi candidato a deputado federal, obtendo 55 mil votos, ficando na suplência. Em 2004, concorreu à reeleição, obtendo a 4ª maior votação para vereador.
 
Em 2003, foi o único vereador do Rio Grande do Sul eleito na 1ª Conferência Nacional das Cidades para o Conselho das Cidades, função para a qual foi reeleito em 2005 e em 2007, em representação da UVB (União de Vereadores do Brasil). Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PCdoB, com quase 42 mil votos. 
 
Deputado Estadual

Na Assembléia Legislativa, Carrion é membro titular das Comissões Permanentes de Assuntos Municipais, de Economia e Desenvolvimento, e do Mercosul e Assuntos Internacionais. Foi Presidente da Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária, além de membro titular de outras quatro Comissões Especiais. É o coordenador da Frente Nacional de Deputados Estaduais pela Reforma Urbana e das frentes parlamentares por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola no RS, em Apoio à Defensoria Pública e em Solidariedade ao Povo Cubano.
 
Atualmente faz parte, pela terceira vez, do Conselho das Cidades – onde representa a UNALE (União Nacional de Legislativos Estaduais). É membro do Conselho Estadual das Cidades desde sua criação. Foi o primeiro coordenador no Rio Grande do Sul da “Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana” e dirige o Fórum Permanente de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos do RS. É membro do Conselho Consultivo do Instituto de Reforma Urbana e Desenvolvimento Social.
 
Historiador graduado pela UFRGS e pós-graduado pela FAPA, Raul Carrion desenvolve intensa atividade acadêmica e cultural. Foi sócio fundador e membro da coordenação do CEM/RS (Centro de Estudos Marxistas do RS) e do CEDESP/RS (Centro de Debates Econômicos, Sociais e Políticos do RS), além de ter sido o primeiro presidente do IMG (Instituto Maurício Grabois) no Rio Grande do Sul.É fundador do MEPPP/RS – Movimento dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul – e presidente, por três vezes, do seu Conselho Deliberativo. Faz parte do Conselho Consultivo do CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz. Também é membro do Comitê Estadual do PCdoB no Rio Grande do Sul e de sua Comissão Política, além de ser membro do Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre.