|
Seminário reuniu educadores e gestores
|
A alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação com o objetivo de incluir no currículo escolar em rede nacional, a obrigatoriedade da História e da Cultura Afrobrasileira.
O deputado Raul Carrion(PCdoB) é coordenador da Frente Parlamentar Quilombola, e considera
de suma importância e de tamanha necessidade a criação de material didático assim como a formação e qualificação de educadores sobre a temática da educação afrobrasileira.
“ Temos as ferramentas para mudar essa concepção racista, discriminatória de desconhecimento e invisibilidades de toda a contribuiçõa negra para o país”, afirma Carrion.
O coordenador do Fórum Permanente de educação e Diversidade Étnico-Racial, Waldemar Pernambuco, afirmou que o evento objetiva convencer os responsáveis pelo segmento da educacional do RS a cumprir a lei. E ainda enfatiza para que a lei seja apropriada pelo país.
“Para que seja constituída uma nova visão da presença do negro no processo civilizatório do Brasil”, justifica Pernambuco.
Segundo a coordenadora-geral de Diversidade do Ministério da Educação, Leonor Araújo, o objetivo da Lei 10.639 é fazer com que a escola contemple as contribuições de todos os grupos étnicos formadores da sociedade brasileira. Também afirmou que as redes de ensino deveriam utilizar mais o fórum para poder ter mais e maior contribuição.
A secretária municipal da Educação, Cleci Jurach, citou a a necessidade de avançar no que diz respeito aos livros didáticos referentes à cultura étnico-racial. Também garantiu que a Capital tem implantado ações no sentido de cumprir o que determina a Lei 10.639.
A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, assegurou que a pasta está fazendo sua parte no sentido de cumprir a legislação federal. Ela informou que está pronto para ser enviado às escolas do RS material de referência curricular com conteúdo compatível com o que estabelece a lei.
O coordenador da Comisssão de Educação da ALERS,deputado Mano Changes afirmou que, através do apoio dado ao evento, a Comissão de Educação da AL está contribuindo com a pluralidade das discussões sobre o tema, e não se restringindo apenas ao debate técnico e burocrático das questões educacionais.
Com informações ALERS
|