Porto Alegre, sábado, 21 de dezembro de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

05/05/2009
Projeto que torna Satélite Prontidão Patrimônio Histórico é aprovado na CCJ
O Projeto de Lei que declara a Associação Satélite Prontidão como Patrimônio Histórico e Cultural do RS foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (05).
A proposta é de autoria do deputado Raul Carrion, líder do PCdoB no Legislativo gaúcho.  "A Associação Satélite Prontidão enquanto patrimônio imaterial, precisa ser valorizada pelo trabalho centenário realizado, mantendo-se como um espaço que abriga as idéias e os saberes desta etnia, sendo um espaço de resistência cultural, de resgate de sua contribuição histórica, de congreção e entretenimento das famílias da comunidade negra", afirma Carrion.

HISTÓRIA
A atual Associação Satélite Prontidão surgiu de um processo que teve origem em 20 de abril de 1902, passados quatorze anos da abolição da escravatura. Algumas famílias da comunidade negra, unidas no propósito de construir uma sociedade que pudesse abrigar a cultura, as idéias e os costumes do povo negro, bem como fosse um espaço de lazer e entretenimento, fundaram a Sociedade Satélite Porto-Alegrense.

Além de recreativa, a entidade realizava atividades culturais e tinha como missão especial o preparo educacional da sua comunidade através de mutirões promovidos pelas senhoras da sociedade, no trabalho de alfabetização de alguns de seus sócios, seus filhos e crianças do entorno da sede social, que ficava na Cidade Baixa.

A Associação Satélite Prontidão, fusão de duas entidades, manteve as atividades da área social, onde sempre despontaram as festas de grandes públicos como os famosos bailes do chope, as festas juninas, os bailes de carnaval e os bailes de aniversários da entidade. A fusão, em 1956, não diminuiu o interesse e a dedicação pelas questões relativas à educação, à cultura e à assistência social, quase cultuadas no passado - pelo contrário - incorporaram-se a estas atividades outras, inclusive de caráter filantrópico mantendo-se a mesma filosofia de trabalho adotado pelas antigas sociedades.

Na gestão do Presidente José Aneron Fagundes Gomes, em 1988, dentro das comemorações dos 100 anos da libertação dos escravos, a Associação instituiu o Prêmio Zumbi dos Palmares, que passaria a ser entregue anualmente a personalidades com trabalhos significativos em benefício da Comunidade Negra.

A Associação Satélite Prontidão foi considerada de utilidade pública no âmbito do Município de Porto Alegre, pela Lei n° 7425, de 11 de maio de 1994.  No ano de 1997, a Associação passou a ser considerada de utilidade pública no âmbito do Estado, pelo
Decreto Lei de n° 1130 de 24 de julho de 1949.