Na plenária final as lideranças estudantis debateram a força dos movimentos e a importância da unidade. Os estudantes aprovaram resoluções e moções que dão inicio à Jornada de Lutas 2009, que acontecerá em o todo País entre os dias 30 de março a 3 de abril, além da preparação para o 51º Congresso da UNE.
Encontro de Estudantes Universitários
Couto também participou do Encontro Nacional de Estudantes Universitários, nos dias 23 e 24 de março. O evento reuniu centenas de lideranças estudantis e deu a largada no que pretende ser o maior processo de mobilização já visto para um Congresso da UNE.
A militância destacou a necessidade de aproveitar o momento político favorável para enraizar a UJS nas grandes universidades, através da realização de milhares de novas filiações e da formação de núcleos.
Os debates recordaram a trajetória de organização dos jovens socialistas no movimento estudantil universitário, abordando acertos e erros e momentos decisivos desses vinte e cinco anos. Os palestrantes foram Ricardo Abreu (Alemão), Júlio Vellozo e Fernando Niedersberg, todos dirigentes da UJS em fases distintas.
|